sábado, 8 de maio de 2010

Educação

Hj fui a uma palestra do psicoterapeuta Gaiarsa, o tema era amor, mas ele passeou por diversos assuntos, um deles foi Educação.
E ele disse uma coisa muito óbvia, mas que não se fala. A educação limita as pessoas: "não faça isso, desce daí, abaixa essa saia, tira a mão daí, fica quieto, engole esse choro, tá rindo de que?" e por aí vai.....
Vamos criando amarras e mais amarras, e depois fica difícil SER, porque não nos conhecemos, 9/10 do que somos copiamos de pai e mãe, ou quem quer que tenha feito o papel deles.....
A ciência comprovou que podemos viver 120 anos, e com quantos anos as pessoas morrem hj? Muito menos que isso!
Somos tolhidos desde cedo, e agora o trabalho para libertar-se fica mais pesado, mas nem por isso desisto! Quero mais é ser o quanto eu puder, o quanto aguentar!!
E dá-lhe trabalho emocional e corporal pra isso!!
=)

Um comentário:

  1. Seu artigo está muito interessante. É uma verdade que somos regulados por "paradigmas", que se apresentam como valores e "preconceitos" que cada ser humano detêm em seu subconsciente. É a representação de um padrão, de um modelo a ser seguido. A nossa vida é um processo contínuo de aprendizagem. Desde tenra idade, extraímos do ambiente exterior a nós, elementos que irão compor a nossa visão do mundo, incorporando pedaços de realidade que passam pelo crivo subjectivo de nossas avaliações e nos ajudam a construir os nossos paradigmas. No entanto, um paradigma é necessário na solidez de nossos alicerces. Assim se percebe porque nos condicionamos todos ao estreitamento das posições rígidas, porque repetimos mecanicamente tantos comportamentos sem que procuremos entender suas validades, origem, ou seus objectivos.
    No entanto, é preciso saber detectar quando há problemas na estrutura destes e, se for o caso, acelerarmos a demolição de certas construções aparentemente sólidas, agirmos no sentido de uma desconstrução de alguns de nossos modelos. Nesse momento, é necessário repensar, de estudar sob outro ângulo, de construir novas abordagens, conceitos, teorias, educação! Com horizontes bem maiores, mais largos, que nos trarão mais respostas mas também mais dúvidas, seguramente!

    ResponderExcluir